E Agora Rumo a 2014
O Logo
A Fifa já apresentou no evento realizado em Joahnesburngo o logotipo oficial da Copa do Mundo de 2014. Criado pela agência África, a nova marca trata-se de uma imagem com mãos entrelaçadas segurando a taça Fifa. Para o sócio da agência Márcio Santoro, o principal poder da logo são as cores e a mensagem de união entre os brasileiros com as mãos que cobrem a taça. "É uma coisa do brasileiro. Gostamos de tocar a taça e cobri-la com as mãos", afirma.
A Copa
A Copa do Mundo voltará a ser realizada na América do Sul após 36 anos, já que a Argentina sediou o evento em 1978, coerente com a política da FIFA de um rodízio no direito de sediar uma Copa do Mundo entre as diferentes confederações continentais.
O Brasil é o primeiro país classificado para disputar a Copa do Mundo de 2014, já que o país que sedia o mundial tem sua classificação automática.
Candidatura
No dia 3 de junho de 2003, a Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL) havia anunciado que Argentina, Brasil e Colômbia se candidataram à sede do evento. Em 17 de março de 2006, as confederações da CONMEBOL votaram de forma unânime pela adoção do Brasil como seu único candidato.
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, disse em 4 de julho de 2006 que, nesse caso, a Copa do Mundo de 2014 provavelmente seria sediada no país. No dia 28 de setembro do mesmo ano, ele se encontrou com o Presidente Lula e disse que queria que o país provasse sua capacidade antes de tomar uma decisão. O dia 7 de fevereiro de 2007 seria a data final para as inscrições, porém a FIFA antecipou o prazo, tendo este acabado em 18 de dezembro de 2006. No último dia para as inscrições, a Colômbia também se candidatou a sediar a Copa de 2014; mas Joseph Blatter não apoiou a candidatura do país, e assim a Colômbia acabou por desistir de sediar o evento.
No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA ratificou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014. A escolha das cidades-sede ficou para o fim de 2008, mas acabou acontecendo em 31 de maio de 2009, nas Bahamas.
Em 2010, porém, na revista VEJA, afirmava que o Brasil não seria capaz de abrigar a Copa de 2014, porque até lá não havia começado quase nenhuma obra. A FIFA afirmava que, se o Brasil não começasse a realizar as obras nos estádios, a Copa de 2014 seria realizada na Inglaterra, que já estaria preparada pois abrigará as olimpíadas de 2012. A mesma ameaça foi feita a África do Sul, sede da Copa do Mundo FIFA de 2010, que a copa seria realizada na Alemanha, sede da Copa de 2006. E funcionou.
Paises Classificados
América do Sul (CONMEBOL)
Brasil + 4 vagas + 1 vaga do país anfitrião + 1 vaga na repescagem disputada com o quarto colocado da CONCACAF
África (CAF)
5 vagas para a Copa do Mundo de 2014..
Ásia (AFC)
4 vagas para a Copa do Mundo de 2014 + 1 vaga disputada na repescagem com o campeão da Oceania.
América Central, do Norte e Caribe (CONCACAF)
3 vagas para a Copa do Mundo de 2014 + 1 vaga disputada na repescagem com o quinto colocado da América do Sul.
Europa (UEFA)
13 vagas para a Copa do Mundo de 2014.
Oceania (OFC)
1 vaga na repescagem contra o quinto colocado da Ásia.
Sedes
Dezoito cidades candidataram-se para sediar as partidas da Copa, porém Maceió desistiu, restando dezessete cidades, todas capitais de estados. A FIFA limita o número de cidades-sedes entre oito e dez, entretanto, dada a dimensão continental do país sede, a organização cedeu aos pedidos da CBF e concedeu permissão para que se utilizem 12 sedes no mundial.
Após sucessivos adiamentos, finalmente no dia 31 de maio de 2009 foram anunciadas as sedes oficiais da Copa. A lista eliminou as candidaturas de Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco. Dentre as 12 cidades escolhidas, 4 a 6 delas deverão receber também a Copa das Confederações 2013, "evento teste" para a Copa. Umas das sedes, o Recife, organizará os jogos em outra cidade da Região Metropolitana, São Lourenço da Mata. Originalmente, o Estádio do Morumbi em São Paulo estava no projeto, mas por incompatibilidade financeira do projeto, a FIFA retirou o estádio como uma das sedes. O comitê organizador da copa em São Paulo estuda a construção de um novo estádio em Pirituba, zona oeste de São Paulo, para que a cidade continue sendo uma das sedes da copa de 2014 ou colocar alguns jogos no Estádio Palestra Itália do Palmeiras que está passando por reformas para que seja feito a Arena Palestra Itália. O Estádio Arena da Baixada em Curitiba também corre algum risco de ficar fora da Copa.
0 comentários:
Postar um comentário