É Hoje a Grande Final no Soccer City ... Holanda x Espanha
Primeira Copa na África terá campeão inédito, automaticamente responsável pelo primeiro título europeu em outro continente.A sucessão de ineditismos na primeira Copa do Mundo na África terá seu ponto alto neste domingo, quando às 15h30 (horário de Brasília) Holanda e Espanha entram no campo do estádio Soccer City, em Joanesburgo, em busca do primeiro título mundial de suas respectivas histórias.
Um campeão inédito coroa as várias novidades que o mundo assistiu no Mundial africano, por si só uma novidade sem precedentes. A disputa deste ano também marcará a primeira vez que a Europa vence uma Copa jogada em outro continente – até hoje, apenas o Brasil atingira a façanha, ao ganhar na Suécia, em 1958, e na Coreia do Sul e no Japão, em 2002.
Se a Holanda disputa sua terceira final – foi vice em 1974 e 1978 -, a Espanha, tradicional centro futebolístico, disputa pela primeira vez o título da competição. “Quero pensar que essa Espanha é capaz de fazer essa mudança. A Espanha merece”, afirmou o meia Xavi, cérebro do meio campo da equipe campeã europeia em 2008.
A mudança sonhada por Xavi serve para ambos os finalistas, que vivem sob o rótulo de “amarelões” após várias derrapadas em momentos decisivos em Copas. Depois da geração do “Carrossel Holandês”, a Holanda foi ao Mundial como favorita em 1990 e 1998, mas não chegou à decisão. Já as frustrações espanholas incluem até eliminações na primeira fase, como aconteceu em 1998, no Mundial da França.
A incômoda semelhança será quebrada pela equipe que sair vencedora de campo neste domingo. E se uma nova força pode se consolidar, outra marca inédita é justamente a ausência das indiscutíveis potências Brasil, Itália, Alemanha e Argentina na final. Nunca uma decisão de Copa deixou de ter pelo menos uma dessas quatro seleções. Mas em 2010, apenas uma delas, a Alemanha, chegou às semifinais, quando acabou derrotada pela Espanha. Abaixo, relembre as trajetórias de Holanda e Espanha na África do Sul.
Holanda e Espanha têm times que, na média de altura, até parecem dentro do atual modelo de força física considerado ideal para times de futebol vencedores. Mas, na prática, quem vem decidindo para as duas seleções são três meias baixinhos. Sneijder, pelo lado holandês e Xavi e Iniesta pelo lado espanhol.
Xavi, que ao lado dos outros dois concorre ao prêmio de melhor jogador da Copa, acredita que a partida será decidida no justamente em sua área de atuação. “Há jogadores importantes no meio, mas também na defesa e no ataque. Creio que quem tiver mais posse de bola levará melhor a partida”, afirmou o atleta do Barcelona.
O atacante holandês Robin van Persie até indica uma pequena vantagem dos espanhóis, mas afirma que seu time não entrará em campo se vendo como inferior. “A Espanha talvez tenha uma ligeira vantagem por ter vencido a Eurocopa. Eles têm um time simplesmente muito bom, com grandes jogadores. Mas isso nós também temos, então não vamos entrar achando que somos menos que eles. Qualquer favoritismo só pode existir para o mundo exterior”, disse o jogador.
O goleiro espanhol Iker Casillas seguiu discurso na mesma linha, negando que sua seleção entre como favorita, até pela campanha que começou de forma irregular na Copa. “O início não foi o esperado, mas no final a equipe chegou até aqui, na véspera da final. Futebol hoje está muito igual, penso que qualquer seleção poderia se classificar e foram pequenos detalhes que nos colocaram na final”.
FICHA TÉCNICA
HOLANDA X ESPANHA
Data: 11 de julho de 2010 (domingo)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Local: estádio Soccer City, em Joanesburgo
Árbitro: Howatd Webb (Inglaterra)
Assistentes: Darren Cann e Michael Mullarkey (ambos da Inglaterra)
HOLANDA (4-3-3): Stekelenburg, van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e van Bronckhorst; van Bommel, de Jong e Sneijder; Robben, van Persie e Kuyt.
Técnico: Bert van Marwijk
ESPANHA (4-4-2): Casillas, Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevilla; Busquets, Xabi Alonso, Xavi e Iniesta; Pedro (Fernando Torres) e David Villa.
Técnico: Vicente Del Bosque
0 comentários:
Postar um comentário