Brasil sobe para terceiro no ranking da Fifa

O Brasil subiu uma posição no novo ranking mundial de seleções, divulgado pela Fifa nesta quarta-feira, e assumiu a terceira colocação. Beneficiada pelas vitórias sobre Irã e Ucrânia, a seleção de Mano Menezes ganhou o posto da Alemanha, que caiu da terceira para a quarta posição.

Depois da frustrante campanha na Copa do Mundo, quando foi eliminado nas quartas de final, o Brasil deixou a primeira posição do ranking - foi ultrapassado pela campeã mundial Espanha e pela vice Holanda - e caiu para terceiro. Sem ter realizado nenhum amistoso em setembro, perdeu novo posto para a Alemanha. Mas agora, ganhou 13 pontos e reassumiu a terceira posição.
As duas primeiras posições, por sua vez, não sofreram nenhuma alteração. A Espanha segue na liderança e ampliou em 37 pontos sua vantagem sobre a Holanda. Também não houve mudanças do quinto ao oitavo: mesmo com a derrota para o Japão, a Argentina permaneceu na quinta posição, seguida por Inglaterra, Uruguai e Portugal.
Com a vitória sobre Israel pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2012, a Croácia ganhou duas posições e está em nono. Melhor ainda fez a Rússia, que saltou de 25.º para décimo após superar Irlanda e Macedônia.
Entre as grandes potencias europeias futebolísticas, a Itália caiu três posições e está apenas em 16.º. E a França, com as vitórias sobre Romênia e Luxemburgo, ganhou nove colocações e voltou ao Top 20, no 18º posto.
O próximo ranking da Fifa será divulgado em 17 de novembro, mesmo dia do amistoso entre a seleção brasileira e a Argentina. Assim, os pontos do confronto não serão computados na nova listagem.

Confira os 20 primeiros colocados do ranking da Fifa:

1.º Espanha, 1.881 pontos
2.º Holanda, 1.683
3.º Brasil, 1.493
4.º Alemanha, 1.481
5.º Argentina, 1.320
6.º Inglaterra, 1.205
7.º Uruguai, 1.167
8.º Portugal, 1.123
9.º Croácia, 1.086
10.º Rússia, 1.061
11.º Egito, 1034
12.º Grécia, 1026
13.º Noruega, 989
14.º Chile, 931
15.º Eslovênia, 926
16.º Itália, 901
17.º Gana, 891
18.º França, 888
19.º Costa do Marfim, 871
20.º Eslováquia, 865
Leia Mais

Seleção Brasileira vence o terceiro amistoso diante do Irã

Em um jogo que não empolgou a torcida, a Seleção Brasileira venceu o Irã, por 3 a 0, em Abu Dhabi. O amistoso foi o segundo jogo do Brasil sob o comando de Mano Menezes.

O lateral Daniel Alves abriu o placar para os brasileiros no começo do primeiro tempo. Na segunda etapa, Alexandre Pato aumentou a vantagem do Brasil, após um belo passe do corintiano Elias. Já nos acréscimos, Nilmar fechou o marcador,

O jogo - A Seleção Brasileira foi superior em toda a primeira etapa, mas foi o Irã que começou assustando, logo aos quatro minutos. Após cobrança rápida de lateral, Gholami marcou pelos iranianos, mas o juiz anulou o gol, alegando impedimento.
Depois do susto, o Brasil começou a mandar no jogo e abriu o marcador aos 13 minutos, com linda cobrança de falta de Daniel Alves. A bola bateu na trave e entrou no ângulo do goleiro Rahmati.
Seis minutos depois, Robinho teve a chance de aumentar a vantagem, mas acertou a trave adversária. No rebote, Alexandre Pato chutou para fora do gol.
Nos 15 minutos finais da primeira etapa, o Brasil apenas tocou a bola e o Irã procurava um espaço na defesa brasileira.
A seleção iraniana voltou melhor para o segundo tempo e teve a oportunidade de igualar o marcador, aos três minutos, com Nekounan, que acertou a trave brasileira. No rebote, Ramires tirou em cima da linha e afastou o perigo. Aos 12, Pato chutou de longe, mas o goleiro iraniano fez uma bela defesa e mandou a bola para escanteio.
A partida permaneceu morta até os 23 minutos, quando Elias deu belo passe para Pato, que aumentou a vantagem brasileira.
Depois dos 2 a 0, o jogo voltou a esfriar. As duas equipes continuaram buscando o gol adversário, mas sem grandes chances para nenhum dos dois lados. Porém, nos acréscimos, aos 46 minutos, André Santos cruzou para dentro da área e Nilmar colocou a bola para dentro, fechando o marcador.
Leia Mais

Seleção Brasileira vence amistoso contra Ucrânia por 2 a 0

A seleção brasileira confirmou na tarde desta segunda-feira (11) a invencibilidade do técnico Mano Menezes em três confrontos. No amistoso disputado contra a Ucrânia na Inglaterra, o Brasil venceu por 2 a 0 com gols de Daniel Alves e Pato. Em partidas anteriores, o Brasil venceu os Estados Unidos por 2 a 0, em agosto, e na semana passada o Irã por 3 a 0.

O Brasil saiu na frente aos 24 minutos do primeiro tempo. Robinho desceu pela esquerda e cruzou para Daniel Alves que bateu de primeira. Com pleno domínio da partida, o Brasil continuou com grande volume de jogadas. Aos 35 minutos, o time perdeu a chance de ampliar o marcador. Alexandre Pato conseguiu um bom contra-ataque e chutou forte na trade. No rebote Carlos Eduardo bate por cima.
No início do segundo tempo, a seleção brasileira volta com alteração. Adriano substitui André Santos. Aos cinco minutos da segunda etapa foi a vez dos ucranianos assustarem os brasileiro. Ruslan Rotan pega sobra e acerta a trave do goleiro Victor.
No entanto, aos 18 minutos a seleção canarinho fecha a conta. Carlos Eduardo recebe bom passe de Robinho pela direita e cruza para o domínio de Alexandre Pato, que gira e bate sem chances. Final de partida, Brasil 2 x 0 Ucrânia
Leia Mais